O blog Conceitos Táticos, como o próprio nome entrega, visa abordar os conceitos táticos no mundo do futebol. Meu objetivo é analisar, provocar, fazer pensar, discutir e tirar dúvidas sobre o assunto. Estou sempre aberto a opiniões, sugestões, críticas, perguntas, discordâncias e etc.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Futsal na Formação do Jogador de Futebol

      É comum vermos o surgimento de grandes jogadores de futebol que antes passaram pelo futsal. Normalmente jogadores habilidosos, como Robinho, Neymar e Ronaldo, entre outros, cujos dribles curtos são creditados a esse passado.
Ronaldo, Neymar e Robinho tiveram passagem no futsal na sua formação.


          Por ser uma modalidade de quadra, com espaço reduzido (800 metros quadrados em média, contra 7000 do campo, um pouco mais de 10%) e menos de metade dos atletas no jogo (10 contra 22), a participação efetiva de cada atleta se dá a todo o momento do jogo, com ou sem bola, o que gera diversos ganhos que podem ser aproveitados na prática do futebol de campo:

- Atenção no jogo inteiro. Sempre se apresentar pra receber a bola, e ajudar na marcação assim que a bola for perdida. Não há espaço de tempo para o descanso ou o lamento.

- Formação do jogador completo: como ele sempre participa de todas as ações, tanto defensivas quanto ofensivas da equipe, ele deve ter domínio de todos os fundamentos. Não é possível colocar alguém atrás só rebatendo bola ou na frente só pra fazer o gol.

- Raciocínio rápido. O jogo é mais corrido, sendo a distância entre os gols e entre os atletas bem menor, logo, não dá tempo de dominar, levantar a cabeça e ficar pensando no que fazer sem ser acossado por um marcador, por exemplo.

- “Se virar” em espaços pequenos. Saber usar o corpo, pensar rápido, dar dribles curtos.

            Essas são algumas das vantagens que o atleta pode tirar da vivência no futsal, porém é importante ressaltar que o futsal e o futebol são duas modalidades diferentes, e, portanto um bom desempenho no futsal não garante um bom desempenho no futebol. Dentre as diferenças temos: tamanho e peso da bola, tempo de bola, fundamentos técnicos (domínio, passe, chute, lançamentos), espaço de jogo e a demanda fisiológica. Falcão é o maior exemplo de atleta exemplar no futsal que não deu certo no futebol.


Falcão é o maior exemplo de atleta bem sucedido no futsal que não deu certo no futebol.

             Para que o jogador possa se dar bem no futebol e aproveitar as vantagens do futsal citadas acima, o ideal é que ele tenha vivência nas duas modalidades. Inclusive, uma metodologia de treino que é hoje bastante difundida, principalmente na Europa, é o treino em espaço reduzido, que tem justamente a proposta de gerar os ganhos citados acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário