O blog Conceitos Táticos, como o próprio nome entrega, visa abordar os conceitos táticos no mundo do futebol. Meu objetivo é analisar, provocar, fazer pensar, discutir e tirar dúvidas sobre o assunto. Estou sempre aberto a opiniões, sugestões, críticas, perguntas, discordâncias e etc.

sexta-feira, 1 de março de 2013

A Leitura de Jogo e a Tomada de Decisões nas Ações Ofensivas


           O futebol pode ser classificado como uma modalidade esportiva coletiva de ambiente aberto, ou seja, todas as ações realizadas pelos atletas em campo dependem de uma série incontável de fatores, como posicionamento e movimentação dos colegas e adversários, placar do jogo, tamanho e qualidade do campo, entre tanto outros. Diferentemente por exemplo de uma prova de natação, em que o atleta nada dentro da sua raia uma distância pré-determinada sem receber interferências externas.
            No caso do futebol, uma jogada nunca é exatamente igual à outra. Situações de jogo podem ser treinadas à exaustão, porém no momento do jogo nunca sabemos realmente o que acontecerá. Uma movimentação do zagueiro adversário diferente do imaginado já muda totalmente o contexto do jogo. Tendo isso em vista, é fundamental que os atletas sejam treinados para conseguir ler essas situações e tomar decisões em cima disso. A imprevisibilidade é inerente ao jogo.
            Um exemplo básico de situação comum de jogo e as várias opções que o atleta tem no momento: o ponta direita chega à linha de fundo com a bola dominada. Ele pode cruzar na área uma bola alta, rasteira, rasante; no primeiro ou no segundo pau; ele pode tocar para trás; conduzir a bola em direção ao gol; segurar a bola ali esperando a aproximação de um companheiro. Repare como em uma situação simples de jogo o atleta tem diversas possibilidades. A melhor decisão não é uma resposta exata. Tudo depende da movimentação de colegas e defensores, se o time está ganhando ou perdendo, das características dos jogadores... em uma fração de segundos o atleta deve levar tudo isso em consideração na tomada da decisão.
            Cabe ao treinador criar situações e estratégias de treino para instigar nos atletas a capacidade de percepção e criatividade dentro de um modelo de jogo pré-estabelecido. Deve-se sempre ter em mente a pergunta: “qual a melhor opção para a situação que se apresenta agora?”.
            Nas figuras abaixo temos alguns exemplos de jogadas em que os atletas souberam ter leitura de jogo e tiraram proveito disso para o sucesso na execução da jogada. Mesmo em situações pré-estabelecidas e bem assimiladas (por exemplo, passe do Ronaldinho e infiltração do Bernard na diagonal a partir da esquerda) há nuances que são rapidamente percebidos e que geraram a situação de gol.

Repare aqui no sentido da bola e no sentido do Bernard. Percebendo que o zagueiro ia cortar o passe, ele não vai em direção à bola, mas sim na direção do zagueiro, que cortou o passe e praticamente dominou a bola para finalização do Bernard.

Após bola rebatida, Bernard, percebendo que estava em posição de impedimento, recua rapidamente enquanto Jô se projeta para o espaço vazio em posição legal.

Em posição de impedimento, Bernard rapidamente recua para ficar em posição legal e já dispara novamente para dentro da área. Percebendo sua movimentação, Ronaldinho dá o passe no momento certo.

Em uma transição de velocidade, Pato age com calma enquanto o time inteiro do Palmeiras volta o mais rápido possível desordenadamente (entram oito defensores na área e nenhum fica na região da meia lua). Romarinho se projeta no espaço vazio e Pato faz o passe para Romarinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário