É muito comum vermos treinadores sendo acusados de “retranqueiros” ao utilizarem o esquema com três zagueiros em detrimento do mais tradicional 4-4-2. Vendo isso, sempre me deparei com uma pergunta matemática simples: se três é menor que quatro, como um esquema com 3 zagueiros é mais defensivo que um com 4?
Para começar, vamos ver uma equipe que utiliza o 3-4-3 bem definido: a seleção chilena de Marcelo Bielsa nas eliminatórias e na Copa de 2010. Era uma seleção de muitos recursos ofensivos, porém fraca defensivamente. Jogava sempre no ataque, fazendo com que o time fizesse e levasse muitos gols. Reparem na seqüência de imagens como a linha defensiva é bem definida, composta por três atletas, mesmo quando atacada. O ala só aparece em uma foto, e mesmo assim à frente da linha defensiva, compondo a zona do meio de campo.
Para efeito de comparação, observem essas duas imagens do comportamento defensivo do Tottenham, uma equipe inglesa que utiliza o sistema tradicional do país, com quatro atletas em sua linha defensiva. Reparem como nesse caso a postura da equipe é mais conservadora se comparada à da seleção chilena.
Se isso ocorre, por quê é tão comum no Brasil dizer que o sistema com três zagueiros é mais defensiva que aquele com quatro? Vejam aqui na seqüência de imagens a postura defensiva do Bragantino (equipe que aposta na solidez defensiva e no contra-ataque/transição rápida) contra o trio de ferro paulista em 2012. Na mídia a escalação é sempre anunciada no 3-5-2, mas reparem como os laterais voltam e compõem a linha defensiva, atuando ao lado dos zagueiros. Podemos dizer que o sistema na verdade está mais para 5-3-2, o que explicaria a associação do uso de “três” (na verdade cinco) defensores ao esquema defensivo.
Vale ressaltar que, independentemente dos números e das terminologias utilizadas, o que realmente faz uma equipe ser mais ofensiva ou defensiva são as situações de jogo, as característica do adversário e, principalmente, a postura da equipe em campo.
PS: Por uma questão de terminologia, para facilitar a identificação das funções e do posicionamento, considerei o jogador que atua pelo lado e compõe a linha defensiva como “lateral” e o que atua pelo lado e compõe a linha do meio de campo como “ala”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário