Os esquemas táticos das principais equipes do mundo são muito parecidos entre si, obedecendo algumas “normas” ditas como absolutas. Quando isso acontece, é sempre importante nos atentar a alguma proposta que fuja um pouco do normal.
Quase todas as equipes atuam com dois ou três volantes, sendo o primeiro volante (o que atua mais próximo da linha defensiva) aquele mais marcador, que tem como principais qualidades as capacidades e fundamentos defensivos; enquanto o segundo volante (que tem maior liberdade para se aproximar ou até ultrapassar os meias) é aquele com maiores qualidades ofensivas. Outras equipes jogam com dois volantes de qualidades defensivas e ofensivas equilibradas em linha.
O Milan campeão da Liga dos Campeões da Europa 2006/07 tinha uma proposta um pouco diferente: em todos os jogos a partir da fase eliminatória atuou com três volantes, sendo o primeiro (Pirlo) um jogador mais técnico, com boa qualidade no passe; e um pouco à frente dele dois atletas (Gattuso e Ambrosini) mais reconhecidos pela qualidade na marcação que com a bola no pé. A seqüência de imagens abaixo evidencia como Pirlo se postava atrás dos outros dois volantes quando o time não tinha a bola. Ao recuperá-la, a equipe imediatamente procurava Pirlo, que, com sua visão de jogo e qualidade no passe longo, ligava a transição rápida principalmente com Kaka.
Assim que a bola progredia em direção ao ataque, Pirlo ultrapassava a linha dos outros volantes, sendo assim sempre mais participativo nas ações ofensivas. O time ganhava em qualidade técnica em qualquer parte do campo em que estivesse com a bola.
Pirlo participa da marcação como primeiro volante. |
Reparem como Pirlo posta-se atrás ou á frente dos outros volantes de acordo com a posição da bola quando a equipe tem a posse. |
A equipe procura Pirlo imediatamente no momento em que rouba a bola. |
Pirlo participando da marcação como primeiro volante no Juventus atual. |
Pirlo participando das ações ofensivas no Juventus atual. |
Assim como fazia no Milan, Pirlo é o principal responsável pela saída de bola. |
A grande vantagem dessa postura é que, com um primeiro volante técnico, a saída de bola da equipe é mais qualificada, aumentando assim sua eficiência. A qualidade dos lançamentos de Pirlo consagrou na temporada as arrancadas de Kaka na transição rápida, que se tornou o artilheiro da UCL 2006/07 com 10 gols marcados.
Quando colocamos um atleta mais marcador mais próximo da defesa, a transição defesa-ataque torna-se ou mais lenta devido ao fato de o primeiro volante procurar o passe curto ou menos eficiente se o atleta não tiver uma boa qualidade em seus lançamentos.